Postagens mais visitadas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

~Knowledge~ Quem é você?

  Boa tarde pessoal! Sabe aqueles dias que você acorda e pensa que será mais um dia daqueles? Pois é... Eu pensei que teria alguma coisa, seja uma intriga, briga, tarefa ou qualquer outra coisa do tipo que me tirasse dessa monotonia, pois ultimamente as coisas estão paradas... Preciso voltar a estudar ou arranjar um emprego... Me sentir exausto, cansado por alguma coisa que fiz e não pelo fato de não ter feito nada (eu arrumo a casa, mas é tão parado, estou cansado de fazer nada #risos)... Ainda bem que tem esse blog que me mantém ocupado por algumas horas (já que existe todo um processo de escolha de palavras, pesquisa sobre o assunto, leitura e releitura para encontrar possíveis enganos...).
  Então, vamos ao que interessa! E a pergunta de hoje ééééé... "Quem é você?".
  Imagino que aqueles que leram até aqui, pensaram que é mais um daqueles casos de auto-conhecimento... Talvez seja um pouco, #risos... Mas, sabe me dizer quem é você? Quem sou eu? Somos a mesma pessoa que éramos quando nascemos?... Sei meu nome, minha mente se mantém a mesma e possuo várias memórias dos anos passados, entretanto, nada disso define quem eu sou...
Who Am I?
  Já ouviram as teorias "Ship of Theseus" (tradução: "Navio de Theseus") ou "Locke's Sock" ("Meia de Locke")? Ambas as teorias falam exatamente a respeito disso e vou explicar as duas para que vocês entendam. Suponhamos que eu possua um navio e que uma de suas partes, como o mastro, quebrasse; obviamente, eu o substituiria, assim como faria o mesmo se alguma outra parte fosse danificada... Depois que todas as partes fossem substituídas por novas, esse navio ainda seria considerado o mesmo? Se fosse possível construir outro navio com as peças que estavam danificadas, qual deles poderia ser considerado o original? É essa a dúvida que "Ship of Theseus" (criada pelo pensador grego Plutarco) impõe. Intrigante, não?
  A teoria "Locke's Sock", criada pelo filósofo John Locke, trata do mesmo assunto, mas com outra analogia. Se você tivesse uma meia que gostasse muito, aquela sua favorita, e nela aparecesse um furo, o que você faria? Eu remendaria, afinal, é a minha favorita...  Supondo que mais buracos apareçam e eu continue a remendá-la, no final, ainda será a mesma meia?
  Agora deve passar pela sua cabeça: "Que ridículo, nada em meu corpo foi substituído."... Bom, aí é que você se engana meu caro. Em seu corpo, há mudanças a todo momento, células morrem, células são criadas; aquilo que você come te ajuda a reformar seu corpo. Em caso de transfusões, com o sangue ou algum órgão de outra pessoa, você ainda é você? A resposta podia ser simples, DNA (que em portugûes devia ser ADN - ácido desoxirribonucleico), SUA herança genética... Mas em caso de irmãos gêmeos idênticos, eles possuem o mesmo DNA...Então, quem é quem? São, eles, a mesma pessoa?
  Se nada no nosso corpo define quem somos, talvez, então, sejamos aquilo que nossa mente é... Porém (cheio de poréns e mas... #risos), se tiver amnésia ou sofrer de Alzheimer, você deixará de ser quem é?
Who are you?
  É muito medonho ler isso, quando passei os olhos nessas teorias, é como se tivessem levado minha identidade... Se formos pensar nisso, fica difícil saber quem somos... O pior de tudo é que tudo quanto é site de relacionamento pessoal ou outras coisas do tipo, fazem essa pergunta: "Quem é você?"... Eu já não sabia o que responder; agora então... #risos
  Existem várias analogias ligadas à isso, como a "Heraclitus' River", "Plato's Carriage", entre outras. Todas elas criadas por grandes pensadores e filósofos... Em todo caso, se eles não acharam a resposta para "quem nós somos", com certeza não serei eu a achá-la...Será que identidade é uma ilusão?

"O que há de mais real para mim são as ilusões que crio com minha pintura. O resto são areias movediças." (Eugène Delacroix)

  Nenhum conhecimento é perdido... Quem são vocês mesmo? #risos

2 comentários:

Thaís Tiemi Yamasaki disse...

Eu já tinha minhas dúvidas sobre quem sou eu, agora então! Rs.
Por isso que em todos os sites de relacionamento, na questão: Quem sou eu? Coloco:
Ser humano em constante mutação, rs.
Esses filósofos adoram deixar a gente, com a pulga atrás da orelha! Leia O MUndo de SOfia, você vai amaar, tem um monte de ideias semelhantes á estas.

The Lost One disse...

Bom, depois que eu pesquisei sobre o assunto eu parei de tentar saber quem eu sou... :P... Huumm, já ouvi falar sobre esse livro, assim que eu tiver oportunidade eu vou lê-lo sim, rs

Postar um comentário